"Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela..."
Olavo Bilac
- ô coisa, pega aquela coisa ali pra mim?
- espera aí tô coisando um negócio mas, ali onde?
- em cima daquela coisa...
- Mas ali não tem coísissima nenhuma!
- Aff, que coisa! Eu jurava que estava ali...
Coisa: a palavra mais camaleoa da língua portugesa! (essa palavra existe? ou camaleão é epiceno? - de qualque forma peço lincença poética, para usar palavras "inventadas" ou simples figuras de linguagem)... 
Mas voltando à coisa em questão, ultimamente é uma coisa de coisa pra cá coisa pra lá, faltou o adjetivo lá vai a coisa, ela é substantivo mas é usada no grau superlativo absoluto sintético (coísisima), serve como vocativo, e até como verbo (coisando)!!
Para caráter de explicação acadêmica
Segundo o Dic Michaelis:
s. f. 1. Tudo o que existe ou pode existir; ente, objeto inanimado. 2. Acontecimento, caso, circunstância, condição, estado, fato, negócio. 3. Fato, realidade. 4. Negócio. 5. Causa, motivo. 6. Mistério. S. f. pl. Bens, propriedades, negócios, ocupações, interesses. Var.: cousa.
Bbem abrangente, não? Pois é, coisa é igual fusca e coração de mãe - sempre cabe mais um(a)(aplicação, definição, enfim...)
Tá achando que tem muita "coisa" nesse post?
Às vezes você usa mais coisas que eu e nem percebe ;)!
-> (Se o assunto interessou) Veja só mais essa coisinha publicada no UOL sobre essa mesma coisa!
Fica dada a dica... Essa coisa de usar coisa para denominações abrangentes, para cobrir o buraco daquela palavra que você não se recorda, não tá com nada!
Empobrece o texto formal, ou seja, nada de usar coisa naquelas coisas importantes da vida, redação de vestibular, currículo, artigo da faculdade, TCC (a não ser que ele seja sobre o uso da palavra coisa rs)...
Mosquinhas eu descobri que vocês têm compaheiras \o/. Várias pessoas vieram me falar sobre o blog e tals, e bom fico impresionada, porque a diferença entre os que me falam e os que comentam aqui é IMENSA, então a partir de agora divido você entre mosquinhas ATIVAS e mosquinhas PASSIVAS de qualquer forma, sejam todas muito bem-vindas! E mosquinhas PASSIVAS deixem de preguiça e/ou pudores e deixem suas opiniões também né!
Outra dica: Hoje tem SOM BRASIL CAZUZA :), na Globo, (depois do progama do Jô - tá o horário não favorece, mas convenhamos, música boa não tem hora), em prol da campanha "Selecione o que há de melhor da TV" - admito, acebei de criar isso! - Não mosquinhas, não estou ganhando cachê da globo rs, na verdade quem me conhece sabe minha postura quanto à ela, quanto à mídia como um todo, mas isso é assunto pra outro post rs.
Como prometido: o levantamento de dados do blog do Pedro Neschling (eu fiz mesmo! nem acredito rs):
Em 39,5% dos post o assunto foi FUTEBOL, o flamengo estava lá em 31,5%. A produção literária(entre contos, poemas e crônicas) figura como 17% das postagens, na maioria dos post houve críticas (à CBF, filmes, livros, gramática, mídia), o que representou 42% dos assuntos. Soubemos um pouco mais da sua infância e adolescência em 10% das postagens, também em 10% das postagens podemos admirar sua bela figura rs, a conclusão final estatisticamente foi que há 2x mais flamengo que primeira-dama nesse blog rs (ela esteve presente em 19,7% ). Como o dono do blog é um ser muito dinâmico houveram poucos posts específicos, sendo que vários assuntos apareceram ao mesmo tempo! O Sr. Pedro Neschling encabeçou três grandes campanhas: Assuma o Valdir que há em você, Movember Brasil, Cabo USB.Elaborou 3 Top 5: Frases de fim de namoro, filmes da sessão da tarde, piores títulos traduzidos.
E o que mais interessa, promessas não cumpridas, foram 8: Foto com vestido laranja, falar sobre Woody Alen, o top 5 das profissões que seguiria se não fosse ator (sendo que entre elas já esta presente, DJ, músico de banda e professor de judô!), falar de Celso Fonseca, colocar o bizarro “Vou Zoar Até Morrer” no Youtube e falar mais de Drexler ... E ainda tem muito mais, mas você me achariam louca psicótica!
[vou por isso em gráficos rs, okey okey, sem exageros!]
Ps.: Falando em psicótica, lembrei de psicose... estou lendo o Alienista do Machado, logo, logo eu esclareço a sanidade que vocês mosquinhas acham ter rs.