domingo, 6 de setembro de 2009

Carta a D. Manuel

Em homenagem ao dia 7 de setembro! Um texto que particularmente achei genialíssimo :

Guaratinguetá, 13 de Maio de 2009

Rei de Portugal D. Manuel
Nesta
Prezada Senhor,

Venho solicitar a atenção de Vossa Majestade ao assunto que passo a expor: as
navegações tinham como objetivo chegar às Índias, para lá obtermos sucesso no comércio de especiarias, entretanto ocorreram mudanças em nossas rotas. Todos os tripulantes seguiam regrados, mas em meio às águas do Oceano Atlântico um pedaço extenso de terra nos chamou à atenção – algo inédito aos nossos olhares.
Trata-se de uma nação repleta de etnias, onde tudo me impressiona. Ninguém fala de uma só maneira. Índios, mulatos, pardos e brancos compõem esse contexto nacionalista.
A princípio assemelhei a forma de agir desse povo a uma cadeia alimentar, na qual o poder sempre vence.
Nada de igualdade, existem muros de ouro e pedra separando a sociedade. As periferias
já não têm lugares para subir, enquanto as mansões ocupam vastos terrenos. Deparei-me com um castelo, logo acreditei que fosse lar de rei, mas me enganei. Nessa “terra estranha” quem tem castelo é político.
O verde é marcante e águas têm de monte. Dias de chuva fica complexo diferenciar ruas de rios. No entanto andam dizendo por aqui que tudo está se acabando.
Enfim, gostaria de relatar que não chegamos às Índias, mas ao Brasil, onde podemos explorar, enganar e também roubar que ninguém há de nos notar.

Thales Willian

5 comentários:

Sam disse...

Brilhante! Ah, seu D. Manoel, se o senhor estiver a fim de recuperar o "trono", saia distribuindo sextas básicas. Conseguirá apoio para um golpe de estado na hora.

Saudade dos seus posts, Jú!

;*

¿Controversy! disse...

Infelizmente, as pessoas são acomodadas e deixam tudo acontecer. É assim no meu trabalho e com um monte de gente que conheço. Infelizmente, não tenho como conscientizá-los pois entraram na zona do conforto, donde não querem mais sair.
¿Beijos!

Bertonie disse...

Epa, alguém roubou minha cesta básica.

Geraldo Lima disse...

Olá, meninas! Ou melhor, macacas... Genial o blog de vocês! Super criativo, bom humor lá em cima, assuntos polêmicos... É claro que não dá para concordar com todos os pontos apresentados. Mas, quem disse que os assuntos são postados para se concordar, única e exclusivamente? É isso que nos torna interessantes como seres humanos: a oportunidade de discutir, concordar, discordar, aprender, crescer, enfim... Pela reação dos frequentadores do blog, percebo que vocês tem conseguido fazer justamente isso. Parabéns! Quero ler mais, se possível. Notei que a última postagem foi em 6 de Setembro. Voltem! A biblioteca virtual fica muito mais rica e interessante com a diversidade de seus artigos. Um grande abraço!!!

Francisco Jamess disse...

gostei do blog. ir no "blog seguinte" na barra do blogger às vezes dá bons resultados.

esse texto é ótimo e quem mora no Brasil tinha só que lembrar dessas coisas antes que elas os afetassem diretamente, como uma enchente invadindo a porta da sua casa.

gostei do chipanza o/

(e eu ri muito do "risada forçada ou morte!")

abraço.